10 Dicas Para Ser um Treinador de Futebol Americano Melhor

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
(Photo courtesy of Shamus Ian Fatzinger-Fairfax County Times)

(Photo courtesy of Shamus Ian Fatzinger-Fairfax County Times)

Translations of this article are also available in the following languages:DanskEnglishEspañolFrançaisItalianoMagyarNorskRomânăSrpski

Por: Travis Brody
Traduzido por: Mariana Gomes

 

Uma das coisas que separam um treinador mediano de um excelente é o desejo de melhorar constantemente a sua capacidade. O Futebol Americano é um esporte rico em técnica e estratégia, o que significa que as formas de melhorar a nossa compreensão de jogo são infinitas. Treinadores também podem melhorar a forma como ensinam o jogo para seus atletas, de inúmeras maneiras. Tendo isso em mente, nós resumimos, em uma lista, dicas concisas que podem ajudar qualquer treinador a melhorar a sua capacidade.

Aqui estão 10 maneiras de se tornar um treinador melhor:

1. Aprenda e entenda as regras

Como um líder de um grupo de jovens atletas, é vital que um treinador estude minuciosamente o livro de regras para entender o que ele está ensinando. Apenas conhecer as regras não é o suficiente – os treinadores precisam entender como cada regra é aplicada na prática. Você precisa ser capaz de identificar coisas como um clipping, um chop block legal, uma formação ilegal, etc, tudo dentro de um contexto de uma situação de jogo.

Existem muitas situações que ocorrem ao longo de uma temporada nas quais seus jogadores irão te pedir uma explicação sobre como uma penalidade é aplicada, ou se o que eles estão fazendo é uma infração ou não. É importante que você possa esclarecer isso para os seus jogadores, caso contrario eles verão você em uma situação constrangedora por não saber as regras do jogo que ensina.

Além disso, e talvez o mais significante, o entendimento das regras do Futebol Americano se torna extremamente importante no dia do jogo. Reconhecer e mostrar as faltas aos árbitros, não só os ajudará a fazer melhor o seu trabalho, mas também, se você acompanha de perto, pode ser recompensado com uma penalidade marcada contra o seu adversário. Por último, se os árbitros cometerem um erro em alguma chamada, você estará mais bem capacitado para argumentar e mostrar as suas razões. Se eles perceberem que você teve uma visão distorcida de umas das regras, a sua credibilidade diminui e menor será a probabilidade de confiarem no seu julgamento nas próximas chamadas.

2. Veja vídeos

Pergunte a qualquer treinador da NFL e eles vão te dizer que passam pelo menos 5 horas por dia assistindo jogos durante a temporada. Há uma razão por que eles fazem isso – porque funciona. Treinadores como Bill Belichick e Jim Harbaugh são conhecidos por assistir muitos vídeos durante a temporada e fora dela, e não é coincidência que ambos têm os maiores percentuais de vitórias dentre os treinadores em atividade, com as suas respectivas equipes. Estudar os vídeos dos treinos e jogos da sua própria equipe irá te ajudar a identificar onde a sua equipe trabalha bem e as áreas que precisa melhorar. Assistir vídeos dos próximos adversários permite antecipar suas capacidades e fraquezas, o que possibilita atacar os pontos fracos da estratégia e habilidade do oponente.

Treinadores da NFL e NCAA têm sistemas de vídeos muito sofisticados, o que pode não ser uma realidade dentro da organização da sua equipe. Se de fato a equipe não dispõe de uma estratégia de filmagem, está é a oportunidade de criar uma. Por liderar essa iniciativa você, não só vai ser reconhecido pelo seu esforço, mas também irá estabelecer-se como um membro indispensável da comissão técnica. Faça o seu melhor para ser parte da solução.

3. Encontre um mentor

Encontre e estabeleça um relacionamento firme com um treinador que te guie e te oriente, algo como um treinador mentor. Este é um elemento crítico para se tornar um técnico de alto nível em qualquer esporte. Um mentor deve ser alguém que você respeita muito, que tem valores que se alinham com os seus, e que está acessível a você. Normalmente, treinadores ficarão felizes em ser o seu mentor se verem paixão e habilidade em você, e eles se sentem realizados em repassar os ensinamentos que um dia os seus próprios mentores os deram. Se você encontra um mentor no seu próprio país com quem você pode conviver no dia-a-dia ou um treinador nos EUA com quem você se comunica via e-mail, você cria um relacionamento que pode ser de grande ajuda a um jovem treinador. Para os treinadores na Europa, eu recomendo fortemente encontrar um treinador de high school ou college, depois entrar em contato por e-mail e expressar o seu interesse em aprender. Construir um diálogo com ele pode ser extremamente benéfico.

Bill Parcells, um dos melhores treinadores na história da NFL, foi o mentor de grandes treinadores como Bill Belichick, Tom Coughlin, e Sean Payton. Bill Walsh – o treinador lendário do 49ers – foi o mentor de Mike Holmgren, Jim Fassel, e Dennis Verde, todos esses, treinadores da NFL, muito bem sucedidos em vários momentos de suas carreiras. A NFL tem um crescimento exponencial contínuo porque se impulsiona através do legado de grandes nomes do passado.

Meus técnicos mentores foram o meu pai e o meu amigo Jim Mora Sr. que por muito tempo foi treinador do New Orleans Saints e Indianapolis Colts. Os valores e perspectivas que aprendi com cada um deles são tão valiosos que muitas vezes transcendem o campo de futebol e se aplicam diretamente na minha própria vida. Se você pode encontrar alguém que já esteve na sua situação atual e está disposto a te ajudar e te encorajar, o céu é o limite para seu crescimento pessoal e profissional.

4. Peça um feedback para os outros treinadores

Dentro da sua equipe técnica existe a oportunidade de aprender e crescer. Pedir um feedback aos seus companheiros sobre a maneira que você ensina ou se comunica com os seus jogadores irá ajudar a aperfeiçoar suas habilidades. Como colegas que querem ver a equipe melhorar, eles podem, muitas vezes, ver coisas que você não pode, uma vez que eles têm a oportunidade de ter uma visão externa do seu estilo de treinamento. Eles podem te dizer se você está sendo muito negativo ou muito favorável, sem foco ou muito intenso, ou se sua técnica e estratégia precisam melhorar. Ter a mente aberta para essas críticas pode ser muito vantajoso, além disso, superar o próprio ego e tomar um rumo diferente do que se pensava é essencial para se tornar um grande treinador.

5. Participe de clínicas, training camps e conferências

Essa é uma das maneiras mais fáceis de conseguir grandes avanços no seu desenvolvimento como treinador em um curto período de tempo. Existem camps e clínicas de futebol americano acontecendo todo o tempo nos EUA e estão se tornando cada vez mais comum na Europa. Em um ou dois dias, você pode absorver tanta informação que sua cabeça vai abrir para novas ideias e vai te dar toda uma nova perspectiva de jogo. Participar de uma clínica profissional com treinadores de alto nível pode ser um grande passo na sua carreira.

6. Aprenda novos drills e técnicas

Com o surgimento de plataformas de compartilhamento de vídeos como o YouTube, você tem acesso sem precedentes a vários exercícios e técnicas para melhor aperfeiçoar o seu repertório de treinos. Construir o seus conhecimentos nessas áreas irá beneficiar diretamente os seus jogadores. Novos drills e técnicas de futebol americano podem ser aprendidos de várias formas: clínicas, camps, seminários online, vídeos do YouTube     e observando outros treinadores. Aprenda o máximo que você puder e isso será de grande valor para você enquanto treinador.

7. Conheça o sistema dos equipes de ataque, defesa e especial

Mesmo que você seja treinador de uma área específica, você deve entender o escopo completo, o que inclui as capacidades e objetivos da estratégia inteira da sua equipe. Isso irá construir o seu conhecimento de jogo, e vai te ajudar no futuro caso você esteja buscando uma posição de maior responsabilidade dentro da equipe ou buscando por uma nova posição com outra organização. Os outros treinadores irão te respeitar pelo seu nível de conhecimento e compreensão, eles estarão mais propensos a procurar o seu conselho no dia do jogo, e os gestores da equipe estarão mais inclinados a lhe oferecer uma posição de coordenador ou de head coach no futuro. Se você deseja um dia se tornar o head coach (ou se você já é um), é vital que você saiba toda a estratégia da sua equipe para que você possa tomar decisões com conhecimento de causa e dar orientações aos jogadores e treinadores em todas as oportunidades.

8. Aprenda como treinar todas as posições

Assim como é importante obter uma compreensão de toda a estratégia da equipe, também é essencial que você saiba treinar cada posição no campo. Se você não fizer isso, você está limitando severamente o desenvolvimento dos seus jogadores. Se você é treinador dos linebackers, mas também aprende como treinar os receivers, a equipe se beneficia com mais um treinador de recebedores. Você estará proporcionando grandes valores para os seus jogadores, e talvez você veja algo que o treinador daquela posição não está vendo. Se você está sempre buscando uma posição mais importante dentro da sa equipe ou em outro lugar, é importante ter no currículo a capacidade de treinar várias posições. Quase todos os treinadores da NFL treinaram várias posições antes de chegar à liga. Eles precisaram ser mais flexíveis para tirar proveito das novas oportunidades que se abriram, e também eles precisam proporcionar valores maiores para a equipe do que simplesmente treinar a posição que lhes cabe. Se você ainda não sabe como treinar várias posições, transforme esse ponto fraco em uma vantagem.

9. Mantenha-se informado

Novas formações, estratégias e jogadas aparecem o tempo todo. Os melhores treinadores aprendem essas novidades o mais rápido possível e tentam adaptar diferentes ideias em sua própria equipe. Um novo trick play pode ser a diferença entre ganhar e perder um jogo; uma nova formação de punt pode te dar uma grande vantagem na proteção e no posicionamento de campo; e uma nova estratégia de blitz pode confundir completamente o ataque da equipe adversário durante metade do jogo. Aprenda e entenda as vantagens dessas jogadas, estratégias e formações: elas podem ajudar muito a sua equipe e surpreender os adversários. A melhor maneira de fazer isso é assistindo jogos da NFL e do college football, dê maior atenção à NCAA porque eles geralmente estão mais propensos a tentar coisas novas.

Meu amigo Sam Farmer, colunista sobre os assuntos relacionados à NFL no The Los Angeles Times, disse “Se você não gosta de mudança, vai gostar menos ainda da irrelevância.” Ele está absolutamente certo – se você estiver usando sistemas antiquados e não ficar atento às tendências do jogo do futebol americano (ou em qualquer outro lugar na vida), você vai encontrar a si mesmo construindo uma reputação de estar sendo passado pra trás.

10. Aprenda a avaliar melhor seus jogadores

Um dos erros mais comuns que já vi treinadores cometerem é tentar forçar os jogadores a seguir um sistema de jogo que eles conhecem melhor. Esta é uma maneira infalível de conseguir a sua demissão. O seu objetivo é colocar os 11 melhores jogadores em campo a todo custo. Isso significa que você precisa avaliar os seus jogadores e identificar qual estratégia e formação requer os talentos que eles possuem. Se você tem excelentes recebedores, você não deve correr na formação Wing-T. Se você tem cornerbacks que executam boas marcações, você não deveria usar a Cover 2 na defesa. Se você tem um ótimo tigh end, você não deveria jogar com 4 recebedores. Não force os seus jogadores a se encaixar em um sistema que não é compatível com eles. A responsabilidade de aplicar as lições anteriores, construir seus conhecimentos de futebol americano e colocar tudo isso em um sistema que explora o melhor deles é sua. Um treinador inteligente sabe como adaptar um sistema para os seus jogadores, ao invés de seus jogadores para o seu sistema.

BONUS: Tenha a mente aberta

Uma das coisas que se aprende enquanto treinador, e também enquanto jogador, é que tem sempre alguém fazendo melhor do que você. Seja porque eles criaram um novo sistema ofensivo ou defensivo, ou porque eles desenvolveram uma estrutura organizacional única, ou porque eles contrataram os melhores treinadores assistentes. Esses treinadores podem te ensinar algo novo sobre o jogo do futebol americano. Estas coisas podem ser aprendidas direta (com conversas pessoalmente ou por e-mail, com participações em clínicas, etc.) ou indiretamente (assistindo jogos das equipes deles na TV ou pessoalmente, lendo artigos sobre eles, etc.), e você deve tentar absorver o máximo de informação possível. Há sempre algo novo lá fora e você deve ter a mente aberta quando ouvir falar de novas ideias. Se não o fizer, alguém o fará.

 

Há algo que você gostaria de acrescentar nesta lista? Você tem alguma boa história sobre como uma dessas sugestões funcionou e criou uma vantagem para você? Por favor, conte para gente na seção de comentários abaixo.