O Improvável Crescimento do Futebol Americano

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
O Bern Grizzlies da SAFV na Suiça

O Bern Grizzlies da SAFV na Suiça

Translations of this article are also available in the following languages:EnglishEspañolFrançaisItaliano

Por: Travis Brody
Traduzido por: Mariana Gomes

 

Dizer que um dia parecia improvável que o futebol americano jamais poderia crescer na Europa seria um eufemismo. Mas não que fosse improvável pela sua origem americana. Pois se o basquete tem tomado conta da Europa, juntamente com o beisebol, vôlei, e o lacrosse em menor escala, então o fato de o futebol americano ter nascido em outro lugar não seria a principal justificativa para essa crença. Haviam outras, e mais fundamentadas, preocupações que poderiam ter impedido o crescimento do esporte.

O primeiro fator que impôs um desafio para este esporte na Europa foi a quantidade de jogadores que uma equipe precisa para se jogar futebol americano. Para funcionar em um nível mais eficiente, a equipe precisa de um roster de pelo menos 45 jogadores. Isto é devido ao número de jogadores necessários em campo de uma vez (11), à especialização do jogo (várias posições diferentes requerem um conjunto de diversas habilidades), e à necessidade de confrontar com o risco de lesões. Com uma equipe tão grande e complexa, é necessário um corpo técnico com treinadores para cada posição, diferentemente das equipes dos demais esportes, como o futebol e o basquete que podem ser comandados por um único técnico. Junto com a necessidade de uma equipe técnica numerosa vem a necessidade de instruir esses treinadores, sem mencionar os árbitros.

Em seguida, temos o desafio de adquirir os equipamentos de futebol americano, que são tradicionalmente fabricados na América do Norte. Devido ao fato dos equipamentos serem fabricados em outro continente, o acesso não é tão disponível em todos os países e somos obrigados a pagar um preço por isso. Isso não inclui apenas pads, capacetes, e chuteiras, mas também blocking shields e sleds, além dos equipamentos do campo para dias de jogo, e assim por diante.

Uma vez que existem poucos campos exclusivos para o futebol americano na Europa, a maioria das equipes precisa tentar um espaço com os clubes locais de futebol e rugby. É compreensível que muitas equipes e comunidades sejam protetoras com seus campos e preocupadas com as escalas de uso. Mas infelizmente essas mesmas equipes e comunidades costumam apresentar argumentos infundados sobre os danos excessivos que as equipes de futebol americano podem causar no campo.

Todos esses fatores ameaçaram o crescimento do futebol americano na Europa. No entanto, aqui estamos nós.

Apesar de todos os desafios que poderiam impedir esse crescimento, a Europa tem mais de 1.500 equipes de futebol americano dentre 35 países. Além de aproximadamente 700 equipes na categoria Junior, mais de 200 equipes femininas, e incontáveis equipes de flag football. O futebol americano não apenas sobreviveu, mas prospera a cada dia.

Embora tenham ocorrido alguns retrocessos, existem inúmeras vantagens a favor do futebol americano.

O atrativo do futebol americano é bastante intenso. Este jogo é a primazia de um esporte em equipe, é incrivelmente estratégico por natureza e oferece uma intensidade incomparável. Além disso, existe uma posição para todos e isso ensina aos jogadores alguns valores muito importantes como obstinação, trabalho em equipe, compromisso, união e força. Jogadores e treinadores também formam um vínculo muito forte enquanto trabalham juntos para atingir um objetivo em comum.

O avanço da tecnologia também teve um papel fundamental nesse progresso. Os jogos da National Football League começaram a ser transmitidos na década de 70 e 80, atraindo novos interessados no jogo. Video games como Madden NFL e NCAA Football 2K construíram um interesse adicional e familiarizaram os fãs europeus com a estratégia do jogo bem como com os jogadores dessas ligas. Além disso, bares com temáticas esportivas começaram a, mais do que nunca, transmitir jogos de futebol americano da NFL e da NCAA. Hoje, os fãs podem assistir aos jogos em qualquer lugar com auxilio dos serviços de transmissão, tais como NFL Game Pass e NCAA College Pass. O melhor do futebol americano do mundo nunca esteve tão acessível.

A Europa tampouco se limitou a assistir jogos pela televisão. A NFL Europa deu aos fãs europeus a primeira vivência do futebol americano profissional em 1991-2007, conquistando seguidores leais neste percurso. Já a NFL International Series em Londres, que surgiu em 2007, está sendo um grande avanço para a NFL atingir o seu objetivo de longo prazo que é estabelecer a sua primeira franquia na Inglaterra. Os fãs vêm de todos os lugares da Europa para os jogos e isso criou uma grande exposição para o futebol americano no Reino Unido, bem como no restante do continente europeu. Ambos, NFL Europa e NFL International Series, trouxeram jogos de alto nível ao vivo e junto com eles a experiência de assistir jogos da NFL, que proporcionou uma atmosfera única e inigualável na Europa.

Atualmente, as equipes europeias estão crescendo para disputar, de forma consistente, competições internacionais. Treinadores e árbitros têm a oportunidade de participar de clínicas para melhorar os seus conhecimentos e desempenho dentro de campo. Jogadores podem participar de camps e jogar contra alguns dos melhores jogadores estrangeiros do mundo. As lojas de futebol americano estão inovando e encontrando formas de importar os equipamentos da América do Norte, e com isso praticar esse esporte está mais fácil do que nunca. Os fãs agora usufruem de uma experiência melhor a cada ano, enquanto as equipes fazem os dias de jogos serem cada vez melhor para garantir que eles continuem voltando.

A presença de mais equipes e mais jogadores significa maior difusão e maior interesse por este esporte. Em geral, a comunicação entre os partidários do futebol americano na Europa têm se tornado mais conciso, o que melhora o compartilhamento de conhecimentos e informações, beneficiando todos os envolvidos. Este desenvolvimento tem sido realmente incrível.

O futebol americano cresceu na Europa apesar de todas as adversidades, o que mostra o quão incrível o jogo é. É tão interessante que vemos pessoas com nenhuma ou com alguma experiência terem a iniciativa de formar equipes em suas respectivas cidades. A história vem se repetindo tantas vezes: um grupo de fãs que começa brincando de lançar bola se transforma em uma equipe e, finalmente, em uma liga. Dentro de poucos anos, o país que não tinha absolutamente nada de futebol americano passa a contar com 2 ou 3 divisões, e até mesmo com ligas regionais. É inspirador ver um crescimento tão rápido – e a ascensão do esporte está em um estágio exponencial.

Desde 2000, nós tivemos um crescimento, na Europa, de aproximadamente 400 esquipes para mais de 1.500. Passo a passo, nós estamos construindo um futuro brilhante para o futebol americano na Europa, e o céu realmente é o limite.

Se nós podemos superar esses desafios, nós podemos superar qualquer coisa. Mantenha-se positivo e continue seguindo em frente. Estamos todos juntos.