Porque Você Deveria Patrocinar o Futebol Americano?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Why You Should Sponsor American Football

Translations of this article are also available in the following languages:EnglishEspañolFrançaisItalianoMagyarRomână

Por: Travis Brody
Traduzido por: Mariana Gomes

 

O crescimento do futebol americano na Europa tem atraído o interesse e o patrocínio de inúmeras empresas em todo o continente. Estas marcas estão começando a reconhecer o potencial, ainda pouco explorado, de patrocinar as equipes de futebol americano e suas organizações, pois esse esporte não apenas possui seguidores diversos e fieis, mas também está crescendo exponencialmente dia após dia. Patrocinar o futebol americano pode ser uma das melhores decisões já tomadas pela sua empresa, pois vai ajudar com que sua marca seja conhecida pela inovação e por estar antenada com as tendências.

Nós reunimos uma lista com 11 razões pelas quais você deve patrocinar o futebol americano, e achamos que você vai encontrar aqui uma motivação na sua decisão em contribuir para este grande esporte.

Aqui está a lista de razões pelas quais você deve patrocinar o futebol americano:

1. É o seu público-alvo.

Praticamente todas as empresas do mundo investem, principalmente, na faixa etária compreendida entre 18-35 anos. É a idade crucial em que as pessoas começam a desenvolver a lealdade pelas marcas que irão carregar para o resto de suas vidas. Coisas como planejamento financeiro, seguros, bens de consumo, automóveis, serviços de telecomunicações, empresas de cerveja e muito mais, investem bilhões de dólares para atingir esse público-alvo enquanto eles começam a formar opiniões sobre as diversas marcas.

O futebol americano tem uma vantagem clara no acesso a esse grupo demográfico. Uma vez que o esporte tem crescido muito nos últimos 20 anos, os defensores de futebol americano são, em média, mais jovens do que os dos esportes de equipe mais enraizadas, como o futebol, o rugby, ou o basquete. Além disso, video games, como Madden NFL, têm construído uma base de fãs de futebol americano muito jovem e ávida em toda a Europa.

2. É um nicho de mercado, e dos bons. 

Os entusiastas do futebol americano na Europa são intensamente comprometidos com o crescimento e o desenvolvimento do esporte. Jogadores, fãs, treinadores, etc., exibem com orgulho o seu envolvimento com o jogo e as notícias circulam muito rápido dentro da comunidade do futebol americano. Patrocinadores que se relacionam com esta comunidade se tornam amplamente reconhecidos e apreciados por todos os envolvidos com o esporte, e uma vez que eles são os pioneiros e os especialistas do futebol americano nos seus países, eles estão mais inclinados a terem a mesma ligação com a sua marca. Ao contrário do futebol, rugby e basquete, o futebol americano não produz fãs “casuais” – produz seguidores leais que se tornam totalmente engajados no esporte. Este tipo de comunidade é ideal para qualquer empresa ou marca.

Empresas inovadoras entendem que os consumidores fazem as associações das marca com base nas coisas que eles estão apaixonados, e se você está envolvido com o futebol americano, os fãs são susceptíveis a serem apaixonados pela sua empresa também.

3. O futebol americano está crescendo muito rápido.

Há 20 anos havia menos de 400 equipes na categoria Sênior (18+ anos) na Europa. Hoje, existem mais de 1.500 espalhadas por 35 países europeus, sem mencionar mais de 700 equipes na categoria Junior (15-18 anos) e as equipes de uma categoria abaixo “Cadet” (12-15 anos). Se isso não te indica o quão rápido o esporte está crescendo, e vai continuar a crescer, então, nada irá. Ultimamente, o esporte tem crescido tanto que existem mais de 200 equipes femininas na Europa, e um número incontável de equipes de flag football.

Flag football é uma versão do esporte sem os tackles que também se tornou parte do calendário esportivo de diversos países. Além disso, o futebol americano é incrivelmente popular nos Estados Unidos e se tornou o esporte preferido dos americanos. Isso mostra o potencial do crescimento do jogo em um grande mercado. O beisebol, como o futebol na Europa, foi o esporte mais popular nos Estados Unidos por mais de 100 anos, até que o futebol americano assumiu essa posição há 20 anos e se tornou o jogo mais visto e mais seguido no país. Devido ao seu crescimento excepcional, é concebível que um dia o futebol americano poderá desafiar o futebol como o esporte mais popular no continente europeu.

4. A sua mensagem será amplificada, com baixa dispersão.

Sendo um patrocinador do futebol americano, você tem praticamente o monopólio da atenção do público. As equipes de futebol de alto nível têm centenas de patrocinadores, o que significa que a sua mensagem é abafada em meio a tanto barulho. Com o futebol americano você tem mais influência na audiência uma vez que existem menos patrocinadores para concorrer com a sua empresa. Quando um fã de futebol vai para um jogo, ele vê 300 anúncios diferentes durante o jogo e, por isso, sua atenção é perdida. Sendo um patrocinador, o seu ideal é entrar em um mercado onde há menos competição, pois assim você atrai a atenção do público para a sua mensagem com mais eficiência.

5. O futebol americano é um esporte emocionante.

O jogo – ao contrário de qualquer outro esporte – é jogado em velocidade máxima e com intensidade alta. É também um jogo incrivelmente estratégico, frequentemente comparado ao xadrez por se tratar de um jogo de competição intelectual. Ademais, adicionando o entretenimento das líderes de torcida e as outras performances, você terá uma experiência emocionante, como nenhum outro esporte proporciona. Se você quer que as pessoas se identifiquem com a sua empresa, você vai querer associar a sua marca com um esporte no qual as pessoas também se identifiquem.

6. Associe a sua marca com os valores positivos do futebol americano.

O futebol americano tem sido apreciado pelos valores que ensina aos jovens adultos há muito tempo. Firmeza, trabalho em equipe, compromisso, estratégia, unidade e força são alguns dos princípios fundamentais desse esporte. Empresas inovadoras entendem que se associando a princípios bem definidos como estes podem ir mais longe, no sentido de desenvolver consumidores engajados e uma notoriedade positiva para a marca. Você será reconhecido por essas qualidades pelo seu público alvo simplesmente por estar associado a uma equipe de futebol americano.

7. Seu dinheiro bem investido.

Gastar a mesma quantidade no futebol americano, em comparação com o futebol, vai te render muito mais em valores. Por exemplo, investir € 20.000 em uma equipe como Manchester United ou o Bayern de Munique te dará um retorno quase nulo. Esse valor representa praticamente nada para uma equipe desse porte, o que tira a possibilidade de patrocínio para mais de 95% das empresas. No entanto, um patrocínio de € 20.000 para uma equipe de futebol americano poderia dar o maior destaque na imagem da marca da equipe, bem como um tratamento que dificilmente você conseguiria em outro lugar. As equipes vão construir uma campanha de marketing em torno da sua marca, utilizar o seu logotipo e slogan em todas as oportunidades, oferecer entradas gratuitas para os jogos, fazer menções nas redes sociais, e incluir propagandas no site da equipe. Boa sorte ao tentar conseguir essas vantagens com o Real Madrid por esse preço.

8. Será um dos pioneiros deste esporte.

Você fará parte de um esporte que cresce a cada dia. A sua empresa pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento e crescimento do esporte. Quanto mais cedo você se envolver com o futebol americano, mais propenso a criar uma imagem positiva em longo prazo, quando o futebol americano se tornar imensamente popular com o público em geral, você está. Gatorade, por exemplo, tem sido um dos maiores contribuintes da National Football League (NFL), e patrocina a NFL desde 1983 – anos antes de se tornar a liga mais popular nos Estados Unidos – e hoje é a marca mais-comumente associada com a NFL. Hoje, a NFL é a liga esportiva mais rentável do mundo e a Gatorade se beneficiou fortemente a partir desta associação.

9. Muitas empresas multibilionárias têm se envolvido.

Marcas, tais como Levi’s, Chrysler, Dodge, Swarco, Raiffeisen, e New Yorker, já entraram com grandes investimentos no futebol americano da Europa. Elas têm sido as principais patrocinadoras de várias equipes na Alemanha e na Áustria, onde este esporte é particularmente muito forte. Equipes como Swarco Raiders Tirol de Innsbruck, o New Yorker Lions em Braunschweig, e o Raiffeisen Vikings Vienna tiveram, inclusive, os nomes de seus patrocinadores incorporados no nome de suas equipes. Não apenas por criatividade, mas sim por um acordo onde ambos, patrocinador e equipe, saem ganhando.

10. É uma ótima oportunidade de acessar a comunidade dos expatriados.

Muitas empresas têm a meta de atingir os expatriados, pois devido às oportunidades incríveis encontradas no meio desses grupos, eles são potenciais consumidores. Quando uma pessoa muda para um novo país, muitas vezes não está familiarizada com a linguagem, as culturas e as empresas locais de sua nova casa. Desde o momento em que chega, ela começa a desenvolver afinidades com novas marcas e a lealdade por diversas corporações. Empresas como a ING têm utilizado disso para se conectar com essas comunidades, pois entendem que todo mundo precisa de uma conta bancária quando se muda para um país. Eles não são os únicos que fazem isso – muitas empresas têm investido pesado na comunidade dos expatriados para desenvolver um vínculo com eles o mais breve e rápido possível. Praticamente todas as equipes de futebol americano na Europa têm alguns jogadores que são expatriados, sejam eles dos Estados Unidos, África, Oriente Médio, ou outro lugar da Europa. Esta é uma grande oportunidade para você desenvolver um vínculo com esta comunidade, tanto quanto com os jogadores e torcedores.

11. Descubra um mercado novo e inexplorado.

O futebol americano ainda é um esporte alternativo com muitos fãs que tem pouco ou nenhum interesse no futebol tradicional. Devido a esta distinção, patrocinar o futebol não vai te dar acesso a esse grupo populacional, pois muitos jogadores e fãs do futebol americano simplesmente não seguem o futebol ou são “fãs” meramente casuais. Se você não se envolver, vai perder um segmento crescente da população que segue o futebol americano. Muitas empresas que optam pelo caminho, supostamente mais fácil, de patrocinar o futebol, estão perdendo uma parte importante da população que está pronta para consumir e dar retorno para a sua marca. Empresas inovadoras que veem o potencial do crescimento do futebol americano irão colher mais frutos e benefícios do que qualquer outra.

 

 

Você tem alguma coisa a acrescentar nesta lista? Considera algum desses motivos mais interessante do que o outro? Por favor, sinta-se livre para contribuir na seção de comentários abaixo.