O Que Faz o Futebol Americano Ser um Esporte tão Atrativo?

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
Former National Rugby League player and future NFL hopeful Jarryd Hayne (courtesy of The Courier Mail Australia)

O ex-jogador da National Rugby League e, quem sabe, futuro jogador da NFL (The Courier Mail Australia).

Translations of this article are also available in the following languages:BosanskiDanskEnglishEspañolFrançaisItalianoMagyarNorskRomânăSrpski

Por: Travis Brody
Traduzido por: Mariana Gomes

 

No início deste ano, Jarryd Hayne, um dos maiores jogadores de rugby do mundo, anunciou que estava desistindo do seu futuro na Liga Nacional de Rugby da Australia (NRL) para tentar entrar na NFL. Hayne recusou o dinheiro garantido da próxima temporada e a renovação de um contrato multimilionário com o Parramatta Eels da NRL, e fez isso sem garantia nenhuma de que iria fazer parte do plantel da NFL. Ele simplesmente saiu da NRL para seguir o seu sonho, sem nenhum contrato garantido.

Pesquisamos e descobrimos que Hayne não tinha qualquer experiência jogando futebol americano. A Austrália tem ligas juvenis, college e sênior de futebol americano, mas Hayne começou a jogar rugby desde muito jovem e nunca participou de um jogo de futebol americano em um nível organizado. Ele vinha considerando a mudança para a NFL nos últimos dois anos e, finalmente, decidiu que era o momento certo. Após visitar as instalações do Seattle Seahawks em setembro, ele tornou público a sua decisão em 15 de outubro.

Então, porque uma estrela do rugby – que alguns consideram ser o melhor jogador do mundo – desistiria da segurança de um contrato de longo prazo na principal liga do seu esporte para um futuro incerto no futebol americano?

Quem joga ou já jogou futebol americano tem uma boa ideia de como esse esporte nos faz sentir, mas quantificar as características que fazem esse jogo ser grande em uma explicação concisa é um pouco mais complicado. Ainda assim, o futebol americano oferece tantas qualidades que é até difícil escolher algumas. O futebol americano é o maior jogo do mundo, e Jarryd Hayne é apenas um dos muitos que têm começado a compreender isso.

Aqui está uma lista de 7 coisas que fazem do futebol americano um esporte tão incrível.

1. É um excelente esporte em equipe

Basquete é um jogo de 5 contra 5. Baseball é um esporte 9 contra 9. Futebol Americano não é um esporte de 11 contra 11. É um esporte de 50 contra 50, ou de 30 contra 30 no mínimo. Para competir uma temporada inteira em alto nível, jogando 60 minutos toda semana, você precisa de um bom plantel de jogadores, dentre titulares e reservas. Você também precisa coordenar cada uma dessas posições dentro de um escopo de uma organização de ataque, defesa e time especial. Até mesmo da comissão técnica é exigido um conhecimento além das posições de sua responsabilidade. O resultado de tudo isso é um grande foco no trabalho em equipe para atingir os objetivos.

No campo, todos os onze jogadores devem estar atuando em sintonia, caso contrário, haverá brechas que serão exploradas pelo adversário. Isso exige que todos os jogadores executem, em cada jogada, uma tarefa pré-determinada que deva ser concluída. Cada jogador está envolvido em todas jogada, o que é diferente dos demais esportes. Fora do campo, a química da equipe é um fator muito relevante. Todos os jogadores devem acreditar que estão lutando pela mesma causa e acreditar em seus treinadores e companheiros de equipe.

2. A estratégia do jogo

Organizar uma equipe de futebol americano é equivalente à manutenção de um pequeno exército. Muito parecido com uma unidade do exército, uma equipe de futebol americano identifica os pontos fortes e fracos do seu oponente – bem como os próprios – cria uma estratégia, prepara-se para o encontro com o adversário, e executa essa estratégia. Todo jogador e treinador têm metas, objetivos, e ao mesmo tempo busca se aperfeiçoar, todos os dias, tanto individualmente quanto como uma equipe. Cada posição tem responsabilidades únicas que devem ser executadas, seja bloquear, tacklear, receber a bola, correr, passar a bola, chutar ou defender. A comissão técnica deve coordenar todos os jogadores tanto nos treinos quanto nos jogos.

No jogo, as equipes devem se esforçar para: executar sua estratégia, ajustar quando for preciso, mudar o ponto de ataque, gerenciar o relógio e substituir os jogadores quando necessário. O jogo requer estratégias mais abrangentes do que qualquer outro esporte, tornando-o muito mais intelectual do que qualquer outro. Quando você adiciona a isso a preparação exigida da comissão técnica – assistir jogos e vídeos dos treinos para aprender com os próprios erros e se preparar para o próximo adversário – fica fácil de entender por que o futebol americano é um jogo tão estratégico.

3. Futebol Americano é um espetáculo

Dentre os maiores aspectos da cultura americana, o futebol americano tornou-se um verdadeiro espetáculo não só nos EUA, mas no mundo inteiro. Só nos Estados Unidos, 111,5 milhões de pessoas assistiram o Super Bowl XLVII, que teve cerca de 167 milhões de espectadores em todo o mundo. A NFL se tornou muito mais do que apenas um jogo – é puro entretenimento: os atletas das equipes, que são os melhores do mundo, lidam com isso com muita ação e drama, as das lideres de torcida apresentam suas danças, as bandas fazem suas performances, jatos voam pelos céus, e muito mais. O futebol americano se tornou a melhor versão possível de um programa de entretenimento. E mais, os tradicionais tailgates – festas que acontecem nos estacionamentos e arredores dos estádios antes dos jogos – e os estádios gigantescos (o do Dallas Cowboys’ AT&T tem a capacidade para mais de 105.000 pessoas), irão contagiar você com tamanho entusiasmo.

Esse nível de entretenimento não se restringe à NFL: o college, o high school, e o futebol americano em outros países (como Canadá, México, Japão, Alemanha e Áustria, entre outros) também proporcionam grandes atrativos para os fãs. O futebol americano é o esporte mais popular nos Estados Unidos e vem crescendo muito rápido nos outros países, fazendo com que mais pessoas conheçam e com que esse entretenimento torne-se ainda melhor para os fãs dos times e das ligas.

4. O ritmo do jogo

Uma crítica comum dentre aqueles que não conhecem o futebol americano é que o jogo para o tempo todo, e não tem uma dinâmica contínua. Os problemas com esse argumento é que ele não reconhece o valor da natureza do “para-e-recomeça” do futebol americano. Em média uma jogada dura aproximadamente 4-6 segundos, e é seguido de um período de pausa de aproximadamente 25-40 segundos. Esse tempo é usado para a recuperação física e mental, bem como é o tempo em que se avalia a jogada anterior e coordena a jogada seguida. No entanto, o mais importante é que esse tempo permite que os jogadores se preparem para dar 100% de si na próxima jogada. Devido a uma dinâmica contínua, nos demais esportes raramente vemos momentos de 100% de esforço dos atletas devido à fadiga associado a essa movimentação ininterrupta. Ao invés de ver jogadores dando o melhor de si, você está assistindo eles darem o melhor do que lhes resta – o que geralmente é algo em torno de 80-90% da capacidade total.

Esportes como o futebol, beisebol, rugby, críquete, hóquei e até mesmo o basquete envolvem, durante boa parte da partida, jogadores que estão simplesmente de pé em torno das jogadas. Isso é uma coisa que simplesmente nunca acontece no futebol americano – todos os jogadores estão dando 100% do seu esforço e concentração em todas as jogadas, e ninguém fica simplesmente de pé em torno das jogadas. Isso é algo que poucos esportes, ou nenhum outro, tem.

5. A intensidade do jogo

Uma frase muito famosa dita por Vince Lombardi, “O futebol americano não é um esporte de contato, é um esporte de colisão – a dança é um esporte de contato”. O futebol americano não é para pessoas de coração ou espírito fraco. A intensidade desse esporte é quase tão incomparável quanto os big hits que você pode levar durante um jogo. Isso exige um nível de foco e resistência mental extremamente grande, porque o risco de sofrer uma lesão é bem real.

Aqueles que são menos familiarizados com o futebol americanos podem dizer que é um esporte menos intenso do que o rugby por causa dos capacetes e equipamentos de proteção, mas eles estão ignorando o fato de esses elementos também são usados como armas contra o seu oponente. Além disso, uma vez que o futebol americano utiliza os equipamentos de proteção, você tem a confiança e a habilidade de bater no seu oponente em velocidade máxima. A maioria dos tackles do rugby não é realizada com a mesma força que um tackle no futebol americano.

6. Há posição para todos

Não importa se você tem aproximadamente 1,70 ou quase 2 metros de altura, tampouco se você pesa 70 ou quase 140 quilogramas, tem um lugar pra você neste jogo. Enquanto esportes como o basquete ou o futebol geralmente exigem que você tenha um tipo e condicionamento físico específico, o futebol americano tem uma grande variedade de posições que desempenham funções muito distintas e, portanto, necessitam de jogadores de tamanhos diferentes e potencialidades atléticas diversas. Se você tem 1,93m de altura e pesa 127 kg provavelmente não existem muitos esportes que você pode praticar, mas no futebol americano você poderia ser uma lenda (e quem sabe até ser muito bem pago pra isso). Por esta razão, é de longe um dos jogos mais inclusivos, e incentiva a cooperação entre jogadores diferentes, de cenários diferentes.

7. Valores

Firmeza, trabalho em equipe, comprometimento, estratégia, unidade e força. Estas são apenas algumas das características atribuídas ao futebol americano. Sem duvidas são valores muito importantes, e são ensinados para os jogadores desde o primeiro pé colocado dentro de campo até o último segundo em que eles vestem a camisa do uniforme. O importante sobre esses valores é que eles vão muito além do futebol americano – eles são importantes na vida. O futebol americano é, em muitos aspectos, um microcosmo da vida. Ele ensina você a superar a adversidade, a ficar focado em um objetivo, e permite que você experimente o sucesso em diferentes níveis.

Quando você vai para a batalha com seus companheiros de equipe, cria um vínculo poderoso. Muitas amizades são construídas dentro e fora de campo. O futebol americano é uma força que une e que permite que você aprenda algumas lições importantes que irá levar consigo para o resto de sua vida.

 

Se você tem algum amigo que deveria ler esse artigo, compartilhe com ele para que entender a sua paixão pelo futebol americano.

 

O que você pensa sobre o assunto? Qual desses tópicos é o mais importante pra você? Há mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar a esta lista? Gostaríamos muito de ouvir a sua opinião na seção de comentários abaixo.