10 Dicas Para Ser um Jogador de Futebol Americano Melhor

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

football-in-grass-640x250

Translations of this article are also available in the following languages:BosanskiDanskDeutschEnglishEspañolFrançaisItalianoMagyarNederlandsNorskRomânăSrpski

Por: Travis Brody
Traduzido por: Mariana Gomes

 

Quando se é um atleta, você nunca experimenta a sensação de chegar a um potencial máximo final, independente do seu nível de habilidade. Uma das melhores coisas sobre, não apenas o Futebol Americano, mas todos os esportes: você sempre pode ir mais longe, não existem limites. O corpo e a mente humana são capazes de feitos extraordinários, e o esporte nos oferece um caminho para canalizar o nosso crescimento pessoal em algo concreto e positivo.

Aqui, apresentamos 10 dicas para ser um jogador de Futebol Americano melhor:

1. A prática leva à perfeição

Existem inúmeras maneiras de melhorar o nível do seu jogo, mas a verdade é que a forma mais eficaz é praticando o seu esporte. Malcolm Gladwell, autor do livro “Fora de Série – Outliers” (Amazon: USA/UK/FR/ES/DE/IT/BR), passou anos pesquisando os denominadores comuns dentre algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo. De acordo com Gladwell, a chave para o sucesso, em qualquer campo, é uma questão de praticar uma tarefa específica durante aproximadamente 10.000 horas. A “regra das 10.000 horas”, como tem sido chamada, pode ser aplicada diretamente nos esportes para fazer de você um atleta de alto nível. Praticando o tempo suficiente, no campo de futebol, você pode se tornar um fenômeno da sua liga, e respeitado pelos seus colegas por suas habilidades e dedicação ao jogo.

Primeiro, e acima de tudo, nunca perca um treino da sua equipe. Chegar mais cedo para conseguir fazer um trabalho extra, não apenas te dá uma vantagem sobre os seus companheiros de equipe e de competição, mas mostra aos treinadores que você está comprometido com a equipe e em se tornar o melhor jogador que você puder.

Fora da programação dos treinos da equipe, você pode se encontrar com um colega para praticar algumas habilidades: recebimento de bola, bloqueio, passe, cobertura e técnicas de tackle, são apenas algumas das coisas que você pode fazer. Se você não pode encontrar um parceiro, encontre um tempo para treinar por conta própria. Existem treinamentos específicos para cada posição que podem ser praticados sozinho. Quarterbacks podem trabalhar o seu footwork, o dropback, e a saída do pocket. Recebedores podem trabalhar suas rotas e sua saída. Linemen podem trabalhar a sua primeira movimentação, footwork e o uso das mãos. Defensive backs podem trabalhar o backpedal e a sua agilidade para quebrar em direção à bola… e tem muito mais. A questão não é o que pode ser feito, mas sim o quão comprometido você está em se tornar um jogador melhor.

2. Aprenda as regras

Isso acontece toda vez que um field goal ou um punt é defletado. Alguns jogadores simplesmente não sabem o que fazer – devo pegar a bola e correr? Devo deixar ela? O que acontece se o time adversário pegar a bola? Até mesmo muitos jogadores da NFL não têm conhecimento de algumas das regras do jogo, e esta é a profissão deles. Se você não acredita, veja a infame conferência de impressa com Donovan McNabb, depois de um empate do Philadelphia Eagles contra o Cincinnati Bengals (13-13), em 2008, onde ele admitiu que não tinha a menor ideia de que um jogo poderia terminar empatado. Uma situação constrangedora.

Saber as regras mais do que o seu oponente pode ser a diferença entre ganhar e perder. Certifique-se de revisa-las para evitar que a mesma coisa aconteça com você. A maioria das ligas da Europa joga com as regras da NCAA, portanto confira a última versão do livro de regras para rever e esclarecer qualquer dúvida. Lembre-se, conhecer as regras significa conhecer TODAS as regras.

3. Academia

Todos nos sabemos que ir à academia com frequência faz você ficar mais forte e mais rápido. Foque mais em força e massa, e menos em aparência. Eu joguei inúmeras vezes com jogadores que tinham um grande porte físico, mas não tinham um bom bloqueio, tampouco eram capazes de tacklear. Você está treinando para jogar Futebol Americano, e não para campeonatos de corpos esculturais.

Tim Ferris, autor de “4 Horas para o Corpo” (Amazon: USA/UK/FR/ES/DE/IT/BR), recomenda focar em um conceito chamado “dose mínima eficaz”. Ao invés de fazer 4-6 séries de um exercício, ele recomenda o máximo de carga em uma série de oito ou mais repetições, até que você não consiga mais mover o peso, que é o mínimo que você deve fazer para ter os resultados que você deseja alcançar. Dessa forma, você obterá 80% do resultado com apenas 20% do tempo e do esforço.

Certifique-se de estabelecer um plano sólido, e de registrar todos os detalhes dos seus treinos. Isso irá permitir que você acompanhe o seu progresso e que tenha um sentimento de realização toda vez que bater uma meta pessoal. Nenhum objetivo pode ser alcançado sem um plano sólido e realista para tal.

4. Dieta

Muitos nutricionistas estimam que o que você come é responsável por 80% do crescimento muscular, enquanto que o treino é responsável por apenas 20%. Se você não se preocupa com o que você ingere, é improvável que você obtenha resultados desejados. A proteína é essencial para o crescimento muscular e é possível que você não esteja consumindo as proteínas necessárias na sua dieta. Dr. James Meschino, especialista de renome em saúde alimentar e desenvolvimento muscular, recomenda uma fórmula simples para calcular o consumo diário ideal de proteína. Pessoas moderadamente ativas que se exercitam de 5 a 7 vezes por semana, incluindo musculação de 3 a 4 vezes, deverão multiplicar o seu peso, em quilos, por 1.3 (para pounds, deve-se multiplicar por 0.6) para calcular o número de gramas de proteína que deve ser consumido diariamente. Pessoas que se dedicam a uma atividade física avançada, o que inclui exercícios de 5 a 7 vezes na semana e pelo menos uma hora de musculação, 5 ou mais vezes, devem multiplicar o seu peso, em quilos, por 1.5 (para pounds, deve-se multiplicar por 0.7) para saber o seu número. Por último, os atletas de altíssimo nível devem multiplicar o seu peso, em quilos, por 1.7 (para pounds, deve-se multiplicar por 0.8) para maximizar o crescimento muscular.

Fique longe de comidas processadas, cafeína e açúcar. Comer carne é bom, mas esteja ciente de que nem toda carne fornece a mesma quantidade de proteínas por caloria. Carnes magras, como frango e peru, fornecem mais proteínas com um menor consumo de calorias, enquanto carnes gordurosas, como a bovina e a suína, têm um teor mais elevado de calorias. Quem joga em posições denominadas skill, como os recebedores, defensive backs, running backs, e quaterbacks, devem focar na construção de massa magra (muita proteína / pouca caloria), enquanto que linemen e linebackers devem focar em aumentar a massa (muita proteína / muita caloria). Novamente, Tim Ferriss “4 Horas para o Corpo” (Amazon: USA/UK/FR/ES/DE/IT/BR) é simplesmente o melhor trabalho escrito sobre o assunto.

5. Assista a vídeos

Há uma razão por que o Peyton Manning é um dos melhores jogadores de Futebol Americano. Ele não é um grande atleta, não é veloz, tem a força no braço abaixo da média para um quaterback da NFL e não é tão preciso comparado com caras como Tom Brady, Drew Brees ou Aaron Rodgers. No entanto, ninguém questiona a sua preparação e conhecimento de jogo. Muito disso se deve à dedicação de horas e horas estudando vídeos. Ele estuda seus próprios jogos e treinos, além de jogos dos próximos adversários. Isso o torna mentalmente superior a quase todos que estejam dentro de campo.

Assistir a vídeos permite que você aprenda com os seus erros e veja coisas através de outra perspectiva. Você também pode aprender novas técnicas e movimentos dos outros jogadores. Como Malcolm Gladwell afirma, “O êxito é o resultado do talento mais a preparação”. Peça aos seus treinadores uma cópia do vídeo do treino ou do jogo para avaliar a si mesmo. Se o seu time não dispõe dessa estratégia, ajude-os com alguma ideia para tornar isso possível. Seja parte da solução.

6. Faça os treinamentos específicos da sua posição

Certifique-se de identificar o conjunto de habilidades específicas que são valorizadas para a sua posição. Se você é um jogador de linha ofensiva, força, tamanho, resistência e espírito de equipe são valorizados acima de tudo. Se você é um defensive back, pés ágeis, velocidade, bons instintos, e a capacidade de se manter emocionalmente estável são mais importantes. Se você está na academia ou indo para uma corrida, certifique-se de que tudo o que você fizer tem relação com um desses conjuntos. Linemen raramente correm mais do que 20-30 jardas em um único jogo, então provavelmente uma corrida de 8 quilômetros não vai ser muito útil. Quaterbacks raramente precisam dar um tackle, então, gastar o tempo de treino com técnicas de tackle é pouco efetivo. Focando nas melhores habilidades relacionadas à sua posição, você vai prevenir lesões e concentrar todo o seu tempo disponível para ser o melhor que você puder na sua posição. Você precisa ser o mais eficiente possível com o seu tempo e esforço.

7. Durma o suficiente

O seu corpo faz 90% do trabalho de recuperação enquanto você dorme. Isso é de vital importância durante a temporada de Futebol Americano e ainda mais na noite que antecede o jogo. O álcool interrompe o ciclo de sono, bem como a produção de testosterona, e ambos são benéficos na produção de músculo e energia, que devem estar no nível máximo possível em dia do jogo. A testosterona é gerada a partir do colesterol, que é produzido entre as 4 e 6 horas da manhã. Manter um padrão de sono regular e dormir bem a noite irá permitir que o seu corpo se recupere e te dê a energia necessária para a próxima vez em que for jogar.

8. Jogue contra os melhores adversários

Uma das melhores maneiras de aprimorar o seu jogo é literalmente elevar o nível do seu jogo. Existem várias maneiras criativas para se jogar contra um adversário melhor. Se você joga no Juvenil, converse com o treinador principal sobre a possibilidade de treinar com o time Senior. Mesmo que você apenas participe dos treinos, treinar com jogadores maiores, mais rápidos e mais fortes irá induzi-lo a desenvolver suas habilidades para competir. Você pode até considerar jogar para um time de uma divisão acima da sua, no seu próprio país ou até mesmo em outro que tenha um nível mais elevado. Há jogadores holandeses, austríacos e espanhóis que jogam na Alemanha, por exemplo. Se você realmente quer desafiar a si mesmo, considere passar um semestre ou um ano nos EUA e entrar para o time da sua escola ou faculdade. Em todo caso, quanto mais você joga contra o melhor, melhor você será.

9. Preparação física

Quando chega o 4° quarto do jogo, a maioria dos jogadores de futebol americano está atuando em cerca de 85-90% da sua capacidade normal. Imagine se você fosse capaz de manter 100% da sua capacidade durante todo o jogo? Isso seria uma significativa vantagem em um momento crucial da partida, momento em que a maioria dos jogos são decididos. Se você se mantem no pico de resistência, próximo ao final da partida, você está jogando em um nível completamente diferente dos demais que estão em campo. Isso significa que você tem o melhor foco, seus treinadores estão mais inclinados a chamar uma jogada que permita que você se torne o herói, e você aumenta a confiança dos seus colegas de time em situações em que o jogo está sendo disputado nos detalhes.

Trabalhe para estar pronto para as partidas, treinando no ritmo do jogo. Quanto mais você joga na velocidade máxima, mais o seu corpo vai estar preparado para as dificuldades de uma partida de futebol americano.

10. Peça um feedback

Peça um feedback sobre o seu jogo para os seus treinadores. O benefício de uma opinião objetiva é que eles veem algumas coisas que você talvez não. Você estará expressando o fato de que você valoriza a opinião deles e que você está focado em se tornar um jogador melhor. Esta é uma excelente forma de causar uma boa impressão aos olhos do treinador. Além disso, você vai aprender muito sobre os pontos fortes e fracos do seu jogo, o que vai te dar alguma confiança e conhecimento sobre quais aspectos você deve focar para melhorar.

 

Qual é a sua opinião sobre essa lista? Você tem alguma coisa a acrescentar a qualquer um desses tópicos, ou você teria incluído algo mais nesta lista? Opine e vamos conversar nos comentários abaixo.